quarta-feira, 24 de abril de 2024

Diabetes tipo 2

O que é diabetes?

O diabetes é uma doença causada pela deficiência de produção do hormônio insulina ou pela reduzida utilização deste hormônio pelo organismo. A insulina auxilia o organismo a utilizar e armazenar a glicose (açúcar) que provém dos alimentos. Se os níveis de insulina são baixos ou se sua ação é insuficiente, a glicose se acumulará no sangue. Este acúmulo de glicose causa o diabetes e pode desencadear vários problemas.

No diabetes tipo 1, o organismo é incapaz de produzir a insulina. No diabetes tipo 2, o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la bem o suficiente para seu adequado funcionamento. A maioria das pessoas apresenta o diabetes tipo 2, mas muitos desconhecem o diagnóstico. O diabetes tipo 2 está geralmente associado à obesidade ou  sobrepeso.

 

Complicações do diabetes tipo 2

Quem tem diabetes apresenta maior risco de apresentar sérios problemas (complicações). Quando a taxa de açúcar no sangue fica muito alta por um longo período, surgem complicações como:

• Cegueira

• Insuficiência renal

• Dano aos nervos, que pode levar a amputações nos dedos das mãos e pés ou das pernas.

• Infarto e derrame cerebral

O diabetes pode ser controlado com dieta, atividade física e medicamentos. Vários tipos de medicamentos auxiliam a melhorar a glicemia (nível de açúcar no sangue) de quem tem diabetes tipo 2. Alguns diabéticos do tipo 2 podem necessitar de aplicações de insulina para terem insulina suficiente no organismo. Você terá que fazer exames de sangue para saber como está o controle do diabetes. O teste usado para avaliar o controle ao longo do tempo é hemoglobina A1c (chamada também de hemoglobina glicada ou apenas A1c).

 

Qual é a diferença entre medir a glicose e fazer a dosagem da A1c?

 

A mensuração da glicose no sangue detecta o nível da glicemia daquele momento. Estes níveis mudam a todo instante, dependendo de vários fatores como, por exemplo, do quê e de quando você se alimentou, se fez alguma atividade física ou dos medicamentos que você usa. A dosagem de A1c, entretanto, traz informações do controle de sua glicemia nas últimas 8 a 12 semanas.

Com que freqüência deve ser verificado o nível de A1c?

 

A dosagem de A1c pode ser feita com um simples exame laboratorial de sangue. Os especialistas recomendam sua realização quatro vezes ao ano. Este exame poder ser feito com menor freqüência se o diabetes estiver bem controlado sem medicamentos. Os pacientes diabéticos devem procurar manter o nível de A1c em no máximo 7% (por volta de 170 mg/dL ou abaixo disto). Estudos mostram que aquelas pessoas que mantêm a A1c abaixo de 7% reduzem enormemente o risco de desenvolverem complicações crônicas do diabetes. A média da A1c para uma pessoa não diabética está entre 4 a 6% (cerca de 65–135 mg/dL).

Porque esta informação é importante para mim?

 

Converse com seu médico se você acha que tem diabetes. Mostre os seus exames e fale sobre o seu histórico familiar, para que você possa ser orientado sobre o melhor tratamento

no seu caso. A adoção de um estilo de vida saudável que inclua uma boa alimentação, perda de peso (se necessário), atividades físicas regulares, menor ingestão de álcool e não fumar, auxiliará a controlar melhor o diabetes.

 

Fonte: www.hormone.org