quinta-feira, 28 de março de 2024

Hipotireoidismo

O que é hipotireoidismo?

 

A tireóide é uma glândula localizada na parte da frente logo abaixo da laringe. A tireóide produz dois hormônios , a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que controlam a maneira como o nosso corpo utiliza e armazena nossa energia ou seja o "metabolismo". A maneira como a tireóide funciona depende de uma outra glândula localizada no cerébro que é chamada de hipófise. A hipófise produz o TSH que é o hormônio que estimula a tireóide a produzir o T3 e T4.

O hipotireoidismo significa que existe uma insuficiência na produção dos hormônios da tireóide. É a doença mais comuns da tireóide. Ocorre com mais frequência nas mulheres, em idades mais avançadas e tende a se repetir em pessoas de uma mesma família.

Sintomas do hipotireoidismo:

• Cansaço

• Depressão

• Debilidade

• Intolerância ao frio

• Aumento de peso (2 a 4.5 Kg)

• Ressecamento da pele e cabelo

• Constipação intestinal

• Menstruação irregular

No entano estes sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo e muitas pessoas com hipotireoidismo têm somente um ou dois sintomas. Felizmente esta doença pode ser descoberta no início por exames de sangue.

 

O que causa o hipotireoidismo?

 

Nos adultos a tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo. Esta tireoidite de Hashimoto é uma condição na qual o sistema imunológico ataca a glândula tireóide de maneira a deixá-la incapaz de produzir e secretar quantidades sufientes de seus hormônios.

O hipotireoidismo também pode ser causado pelo tratamento com iodo radioativo ou também por cirurgias da tireóide que são procedimentos empregados para tratar outras doenças da tireóide. Problemas na glândula hipófise representam causas poucos comuns de hipotireoidismo.

O hipotireoidismo também pode ser congênito se a glândula tireóide não se desenvolve corretamente no feto. 

 

Quais a consequências do hipotireoidismo para a saúde?

 

Nos adultos o hipotireoidismo que não é tratado produz deficiências mentais e físicas e causa níveis de colesterol aumentados que por sua vez produzem doenças cardíacas. O hipotireoidismo severo pode provocar uma condição muito grave chamada coma mixedematoso. 

O diagnóstico do hipoitreoidismo é muito importante durante a gestação para permitir o nascimento de um bebê saudável. Os exames de sangue de rotina como o Teste do Pezinho detectam o hipotireoidismo congênito assim como outras doenças muitos graves se não tratadas a tempo. Se a criança não é tratada devido o hipotireoidismo, ela pode ter deficiência ou retardo mental ou pode apresentar dificuldades no seu desenvolvimento.

 

Como se faz o diagnóstico do hipotireoidismo?

 

 Os níveis do hormônio que estimula a tireóide (TSH - produzido na hipófise) e o hormônio tireoidiano (T4 - tiroxina) podem ser medidos através de um exame de sangue. Uma pessoa  com hipotireoidismo. Se considera que uma pessoa tem hipotireoidismo quando ela apresenta um nível elevado de TSH e um nível baixo de T4. No entanto, nos casos iniciais e leves de hipotireoidismo os níveis de TSH se elevam acima do normal antes que os níveis de T4 caiam abaixo do normal. Destes dois exames - TSH e T4 - o exame de TSH é o mais importante. Seu médico prestará mais atenção nos níveis de TSH para fazer o diagnóstico. Quando a causa do hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, os anticorpos que atacam a tireóide  (Anticorpo anti- tireoperoxidase ou  Anticorpo anti -TPO) também ser medidos através de exame de sangue.

 

Como se trata o hipotireoidismo?

 

O hipotireoidismo é tratado com um medicamento hormonal tireoidiano; o mais usado é a levotiroxina. A levotiroxina é uma forma sintética (fabricada em laboratório) do hormônio T4 - tiroxina que é igual a que produzida naturalmente pela tireóide. Nem todos os medicamentos para hipotireoidismo são iguais e sempre que possível voçê deve tomar a mesma marca comercial. A reposição do hormônio da tireóide ( Não confunda com os hormônios ovarianos da menopausa!) é comumente necessário pelo resto da vida. Se por algum motivo voçê tiver que mudar de medicamento é importante que se faça novos exames de sangue para determinar os níveis hormonais no sangue. A dose da levotiroxina é ajustada de acordo com os resultados dos exames de TSH. Com o tempo doses excessivas de medicamento podem produzir perda de peso, alterações no funcionamento do coração e alterações do ritmo do coração. Já doses muito baixas do medicamento podem manter os sintomas de hipotireoidismo. Pode ser que seja necessário ajustar a dose durante a gravidez e em outras situações que devem ser discutidas com o seu médico durante as consultas regulares

 

O que fazer com esta informação que recebeu?

 

Se voçê já sabe que tem hipotireoidismo, voçê necessita de tratamento médico porque se nada for feito a situação pode se tranformar em um problema grave para sua saúde.

Se voçê tem um ou mais dos sintomas de hipotireoidismo listados acima ou se tem tem antecedentes familiares pergunte a seu médico se voçê deve fazer um exame de sangue. Se o resultado do exame for positivo para hipotireoidismo, voçê deve comunicar seus familiares para que eles também façam os testes e determinem se sofrem de problemas de tireóide.

Alguns endocrinologistas experts de notório saber recomendam fazer exames de tireóide no início de cada gestação e em todas as mulheres com mais de 60 anos mesmo que não tenham sintomas.

 

Fonte: www.hormone.org